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Quatro erros que você pode evitar ao abrir sua loja

Empreendedora abrindo uma nova empresa.

Se você já tem aquela veia empreendedora mas nunca meteu o pé na jaca de fato, nunca decidiu se estabelecer saiba que é muito diferente deixar de ser um vendedor ou mesmo decidir parar de trabalhar em casa, onde os custos são mais baixos e a pressão é menor, do que se estabelecer e ter todos aqueles compromissos todo o final de mês, além dos compromissos domésticos.

É muito comum empreendedores que tem muita vontade mas que não tem nenhuma base onde possam contar com algum tipo de mentoria para dar os passos certos na hora de abrir sua própria empresa, e se você está nesse grupo, saiba que você não está sozinho, o clube dos que começam na raça e na coragem e aprendem fazendo não para de crescer.

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Por isso é que elaboramos esta pequena listinha de quatro itens nos quais você deve focar e assim aumentar as chances de não ter contra tempos no início da vida de empreendedor.

O PONTO COMERCIAL

Geralmente queremos um espaço que se encaixe perfeitamente nas nossas necessidades. Mas quando saímos à rua procurando uma sala comercial para locar o que encontramos são espaços muito grandes em avenidas movimentadas ou muito pequenos ainda nessas mesmas avenidas movimentadas. E todos com os preços nas alturas. Então, depois procurar e procurar você acaba encontrando aquele ponto que se encaixa perfeitamente no seu projeto. 

É do tamanho certinho e ainda por cima está numa rua movimentada, tem aquele grande fluxo de veículos está antes ou depois de algum local muito muito conhecido na sua cidade. Perfecto.

que... não passam pessoas na calçada em frente a loja. Passam milhares de pessoas todos os dias, mas elas estão em seus carros, ou no ônibus ou em suas motinhos, todos passando muito rápido.

Alguns até veem sua fachada por breves frações de segundos, mas ninguém para e entra na loja e sabemos que se os clientes não entram, eles também não compram. Além disso, uma loja não vive de visualizações da fachada, ela sobrevive de VENDAS, sem venda sem dinheiro e o resto você já pode imaginar.

Então ao escolher o ponto da sua loja veja se


Tem estacionamento?

Se seus clientes não podem estacionar com facilidade, ou se aquela região da cidade é regulamentada por estacionamento rotativo, onde você precisa pagar por alguns minutos e se deixar passar você é multado (sim aberrações como esta existe), então significa que este talvez não seja um ponto muito bom.

Existem outros concorrentes por perto?

Pode parecer contra intuitivo MAS seus concorrentes próximos podem ajudar a promover a sua loja, e é claro que o inverso também acontece...

É uma área da cidade onde existe segurança à noite?

Pense numa época de final de ano, você poderia ficar com as portas abertas até as 22:00 para aproveitar a predisposição de compra dos consumidores em decorrência das festas?

Até o sol pode atrapalhar.
Isso mesmo, a posição do sol pode influenciar. No verão o sol bate de frente na fachada da loja a ponto danificar os produtos que estão na vitrine?


A FACHADA

Sabe aquela placa da loja daquele cara do 1,99? Poluída, cheia de desenhos e slogans? Então... NÃO SEJA ESSE CARA. Nós temos a tendência a sermos apaixonados pelo que criamos, daí surge a ideia de desenhar uma placa para a nossa loja que 'chame a atenção'.

MAS... a menos que você tenha formação em design ou tenha aquele talento natural que vem de berço, para criar uma MARCA, linda mesmo, que todo mundo bate o olho e se apaixona, é melhor você contratar um profissional para criar sua MARCA e a fachada da sua loja também. Isso sem falar em todo o material de expediente e demais peças de propaganda.

Este profissional saberá criar um design que se conecte com o público para o qual você quer vender, e as pessoas que passarem na frente da loja entenderão num piscar de olhos o que você vende e lembrarão da sua MARCA.

E isso, justamente porque ela foi criada para elas, mesmo que não seja aquela fachada feita em ACM com letras em relevo, uma placa feita em lona impressa, desde que bem projetada e com a iluminação correta vai cumprir bem sua missão.

E lembre-se: De nada adianta acertar no PONTO e errar na FACHADA da loja...


OS FORNECEDORES

Se você ainda não sabe exatamente qual é a relação de todos os produtos que quer ter à venda na loja, faça uma lista o mais abrangente possível e depois vá para o Google e pesquise, pesquise bastante.

Anote todos os dados das empresas fornecedoras, mande e-mail pedindo a visita do representante, e não desanime quando muitos não responderem, é assim mesmo. Mas muitos vão ligar de volta e mandarão seus representantes e saiba que isso mudará da água pro vinho depois que você estiver estabelecido há alguns meses, você vai se espantar com a quantidade de representantes, telefonemas e e-mails batendo à sua porta.



E quando isso começar cuidado com a lábia dos vendedores, eles só querem vender mais e mais. Afinal, eles vivem disso, e quanto maior a insistência do vendedor sobre um determinado produto, maior o sinal que aquele é um produto que NÃO VENDE...

Então tenha muito sangue frio para não gastar sua verba em grandes estoques que demorarão muito tempo para girar, isso é péssimo. Imagine você com um estoque grande daquele produto que já saiu de linha no inverno passado.

Isso te levaria a fazer promoções e mais promoções tentando se livrar do produto para reaver seu capital, mas convenhamos, você não quer ser conhecido como a loja que tem mais promoções de produtos velhos na cidade. Ou quer?


O MARKETING


Quando você abre uma loja aparece gente de tudo que é ramo de mídia oferecendo sempre a melhor estratégia de propaganda do mundo. Televisão, rádio, carro de som, a revista do bairro, o jornal do bairro.

Até aquele colunista social que vem propondo uma 'permutinha'... Cuidado.  Todos eles sabem que você quer que sua loja apareça e que fique conhecida, então não se emocione e não tenha medo de dizer NÃO para essa gente toda até que você tenha um plano de propaganda bem definido.

É muito comum novos empreendedores gastarem boa parte de seu capital de giro tentando causar impacto imediato no mercado local e isto pode ser um erro já que em se tratando das mídias off line, essas que eu mencionei, quando você para de pagar, você também para de aparecer.

 

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