Os seis maiores erros em gestão financeira para pequenas empresas
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A língua dos negócios é o lucro. E se você não fala a língua dos negócios, como espera ter uma empresa bem sucedida? Antes de falarmos sobre os grandes erros que gestores de pequenos negócios, via de regra cometem, vejamos quais são os 5 pilares da gestão financeira:
Separação das entidades
Dinheiro dos sócios é dinheiro dos sócios e dinheiro da empresa é dinheiro da empresa.
Controles financeiros
Tudo devidamente controlado, contas a pagar e contas a receber registradas com exatidão, entradas e saídas meticulosamente anotadas num bom sistema de gestão.
Veja também
- Como escolher o sistema de gestão para a empresa.
Demonstrativos financeiros
Relatórios que ajudem a tomar decisões de forma ágil e assertiva. Relatório de vendas, fluxo de caixa e afins.
Finanças estratégicas
Saber qual é o ponto de equilíbrio do seu negócio, é a primeira estratégia.
Segurança financeira
Nada mais é do que o resultado de TUUUDO o que citamos aí em cima, além de ser também o resultado de boas estratégias de VENDA, sim venda, afinal uma empresa não vive apenas de gestão financeira é preciso vender para ter o que gerenciar.
Os erros que abordaremos neste artigo estão divididos entre estes pilares.
1- Não estabelecer um salário fixo para os sócios;
2- Misturar contas pessoais com as contas da empresa;
3- Ser displicente ao fazer os lançamentos financeiros da empresa, algo do tipo.
PRIMEIRO GRANDE ERRO: Não estabelecer um salário fixo para os sócios.
Isso ajuda a aumentar o grau de previsibilidade do negócio, quando os sócios não tem salários definidos fica praticamente impossível saber quanto os donos da empresa retiram todos os meses.
Sem falar que sempre existe aquele sócio que resolve bancar um padrão de vida muito, mas muito superior ao que ele realmente pode pagar, e quando isso ocorre adivinha só quem paga essa conta, a empresa é claro.
O que acaba por enfraquecer a saúde financeira do negócio de tal forma que na primeira fase de recessão a empresa simplesmente não terá fôlego para evitar a falência.
SEGUNDO GRANDE ERRO: Misturar contas pessoais com as contas da empresa.
Pagar o supermercado ou a escola das crianças e lançar isso no caixa da empresa é o pior dos hábitos dos piores gestores. Então, tudo o que for gasto pessoal e que foi pago pela empresa deve ser lançado como PRÓ-LABORE e claro deve ser descontado do salário dos sócios no final do mês DEPOIS que todos os compromissos do negócio estiverem saldados.
Mas é claro que esta ainda não é a melhor maneira de se fazer isso, o correto é transferir o valor do pró-labore, no final do mês, da conta da empresa para a conta pessoal dos sócios.
TERCEIRO GRANDE ERRO: Ser displicente ao fazer os lançamentos financeiros da empresa, algo do tipo:
Ah, é um valor pequeno, amanhã eu lanço nas despesas...
Complexo de Édipo?
E isso geralmente ocorre porque muitos empreendedores simplesmente tem MEDO de encarar o sistema de gestão da empresa para não ver os números reais do negócio. Preferem se agarrar a fé e pensar que está tudo bem com as finanças da empresa.
Mas nem preciso dizer que ao fazer isso você estará se sabotando e sabotando a galinha dos ovos de ouro que é justamente a empresa.
Uma sugestão bacana pra quem não tem muita paciência para encarar o sistema de ERP, é criar o hábito de todos os dias, ao chegar na empresa fazer os lançamentos do dia anterior, isso não levará mais do que 20 ou 30 minutos e você poderá engrenar no seu dia já com aquela sensação de dever cumprido.
Faça isso por quatro ou cinco dias seguidos e eu garanto que se tornará um dos seus melhores hábitos e vai te poupar muita dor de cabeça no futuro.
QUARTO GRANDE ERRO: Não ter um relatório do fluxo de caixa.
Loucura é quando você faz exatamente a mesma coisa sempre, esperando ter resultados diferentes. Trazendo isso para o mundo do empreendedorismo significa registrar os números do negócio mas não analisá-los. Fluxo de caixa é como o seu braço direito na gestão do negócio, você consegue imaginar como iria se virar no mundo sem o seu braço direito? Pois é.
QUINTO GRANDE ERRO: Não saber quanto você tem que pagar e quanto você tem a receber.
Só isso já seria o bastante para você saber se o seu negócio está indo bem das pernas, mas é claro que precisamos de muito mais informações, como o ponto de equilíbrio por exemplo. Mas de fato, saber se temos mais para receber do que temos a pagar já ajuda e muito na tomada de decisões na gestão de qualquer empresa.
SEXTO GRANDE ERRO: Achar que o controle financeiro é um fim em si mesmo.
O controle financeiro nada mais é do que um passo da gestão financeira, e é diferente de gestão financeira que é a análise do controle financeiro transformada em dados e informações úteis para a criação de estratégias assertivas.
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