ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

O que é giro do ativo?

Assim como o nome já indica, giro do ativo é um KPI, um indicador financeiro que usa como base de cálculo os ativos da empresa para fornecer os dados sobre o desempenho do negócio.

Como identificar os ativos que devem ser considerados para o cálculo do GIRO DO ATIVO?

Ativos são todos os bens e todos os 'direitos' que uma empresa possui. Qualquer coisa que possa gerar dinheiro de forma direta ou indireta.

Alguns exemplos de ativos:

Imóveis
Veículos
Mobiliário
Estoque
Maquinário

Um imóvel empregado para servir de depósito para o estoque da empresa é um ativo que por sua vez está dando suporte a outro ativo da própria empresa.

Porém, não devemos considerar como ativos os imóveis que a empresa aluga de terceiros para poder desempenhar suas atividades comerciais ou industriais.

Ainda podemos dividir os ativos da empresa em duas modalidades: ativos circulante e não circulantes.

Ativos circulantes

Tudo o que possui liquidez dentro de um prazo máximo de doze meses pode ser considerado um ativo circulante. E o estoque é um exemplo desta modalidade de ativos.

Ativos não circulantes

Agora, tudo o que tiver liquidez superior a doze meses é considerado um ativo não circulante, um exemplo disso seria uma dívida a ser recebida num período superior a um ano.

E o que é GIRO DO ATIVO?

Este indicador faz uma relação entre a receita líquida da empresa e seus ativos, apresentando a informação de quantas vezes o ativo da empresa girou durante um determinado período. Com essa informação podemos apurar qual a receita gerada, para a cada real que compõe o ativo da empresa. O giro do ativo é um excelente indicador de gerenciamento, isso porque, demonstra a eficiência da administração da empresa.

Como fazer o cálculo do giro do ativo

Formula para o cálculo do giro do ativo:

Giro do ativo (GA) = receita líquida / total médio de ativos

Sendo que:

Receita líquida é o resultado do total do faturamento bruto da empresa depois de subtraídas as despesas de devoluções, e impostos sobre as vendas além de descontos.

Sendo que este valor pode ser apurado no demonstrativo de resultado do exercício.

Sendo que a media total de ativos é a media em doze meses de todos os ativos de propriedade da empresa e pode ser apurado no balanço patrimonial.

Num cenário hipotético de uma empresa que possui receita líquida de R$ 10.000.000,00 e uma media de ativos no valor de R$ 80.000.000,00, o cálculo do GA é este:

GA = 10/80 = 0,125

Diante disso podemos imaginar que para fazer o cálculo do giro do ativo é importantíssimo ter conhecimento sobre todos os relatórios contábeis da empresa, do contrário seria impossível chegar ao número final do cálculo do ativo.

Fazendo a análise do giro do ativo

Usamos o giro do ativo para termos uma ideia mais exata sobre o desempenho da empresa dentro de um determinado período, além de poder compara-la com empresas concorrentes.

Analise horizontal do desempenho

Comparando dois anos consecutivos podemos ter uma ideia do desempenho da empresa neste período. Se obtivermos um gráfico ascendente significa que o negócio esta ganhando eficiência. Porém, precisamos ter em mente que está é uma análise extremamente simplista, pois está baseada em apenas UMA métrica.

Num outro cenário hipotético, vamos considerar uma empresa que faz um investimento para aumentar sua capacidade de produção. Aqui trabalhamos com a projeção de que o giro do ativo seja menor do que em períodos anteriores ao investimento. E isso se deve ao fato de que provavelmente a empresa terá uma capacidade de produção ociosa durante algum tempo.

Neste artigo pudemos ver de forma breve o quão importante é saber calcular o giro do ativo de uma empresa para termos noção de seu desempenho em um determinado período. O GA nos dá um panorama da capacidade de geração de receia da empresa a partir de seus ativos.

Para ter mais controle e uma visão mais clara sobre o seu fluxo de caixa implemente um sistema de gestão moderno e amigável na sua empresa. Conheça o MarkupEmpresaClique aqui e faça um teste por 10 dias sem compromisso.

Compartilhe

Receba dicas incríveis para bombar as vendas do seu negócio.

Topo