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O que é gestão de pessoas?

gestão de pessoas

Gestão de pessoas é uma área especializada em cuidar e administrar os recursos humanos de uma empresa. Ela é de fundamental importância para que os colaboradores sejam colocados nas funções certas e assim desenvolvam bem suas atividades.

Além disso, contribuiu com todos os setores da empresa, selecionando pessoas com perfis adequados a cada função. Faz parte das atribuições, proporcionar o desenvolvimento dos contratados no ambiente empresarial, bem como reter os melhores talentos. Ou seja, aqueles que se empenharem para mostrar o seu melhor. A gestão de pessoas é responsável ainda por cultivar um clima organizacional favorável, promovendo a integração entre departamentos e colaboradores.

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Gestão de pessoas: entenda melhor essa função tão importante.

O maior capital de uma empresa são os seus funcionários, sendo assim é preciso investir em especialistas que possam cuidar dessa área. Eles, por sua vez, devem investir nas melhores e mais eficientes estratégias para que os colaboradores sejam gerenciados e valorizados. A gestão de pessoas é composta por profissionais formados em RH e/ou psicologia. Portanto, estão preparadas para atender os colaboradores.

Veja abaixo algumas de suas atribuições:

1. Realização de treinamentos

Após a contratação é preciso que os novos colaboradores sejam treinamentos para conhecer a realidade e sistema de trabalho da empresa. O setor de gestão de pessoas é responsável por promover esse evento, juntamente a outros profissionais.

2. Promover a valorização dos colaboradores

O capital humano é de grande importância para a empresa. Sendo assim, ela precisa investir em seus colaboradores. Os gestores estão envolvidos em atividades administrativas, é de responsabilidade do setor de gestão de pessoas se preocupar com isso.

Portanto, ele deve se preocupar com algumas questões como:

- Benefícios: plano de saúde e odontológico, vale alimentação e transporte, convênios que ofereçam descontos em produtos ou serviços.
- Salários compatíveis com a função exercida.
- Plano de carreira: essa é uma excelente forma de retenção de colaboradores.
- Treinamentos frequentes: eles podem ser realizados em parceria com a equipe de segurança do trabalho, por exemplo.
- Motivação: palestras, premiações e eventos voltados para que o colaborador se mantenha motivado no ambiente empresarial.

3. Ouvir os colaboradores

Essa é uma atribuição de extrema importância para valorizar e reter funcionários, pois eles se sentem parte integrante da empresa. Além disso, é mais fácil gerir situações conflituosas e dificultar o fortalecimento de boatos infundados. Quanto maior a liberdade dos colaboradores para se dirigir a equipe de gestão de pessoas, mais facilidade haverá para estabelecer uma comunicação transparente.

4. Fortalecer a cultura organizacional

O colaborador precisa se sentir parte da empresa em que trabalha. Por isso, é importante que ele conheça a missão, visão e valores da instituição.

A gestão de pessoas tem um papel fundamental para promover o engajamento dos colaboradores. Quanto mais engajados eles estiverem, mais se sentirão motivados a desenvolver suas tarefas diárias. Dentro das estratégias de engajamento é importante investir em incentivos materiais, como forma de recompensa pelos resultados. Muitas empresas ainda veem essa estratégia como algo dispendioso, no entanto, ela resulta em colaboradores motivados e muito mais produtivos.

Ou seja, é um investimento que trará muito mais lucros para a empresa. O setor de gestão de pessoas é responsável por cuidar do patrimônio humano de forma que ele se sinta parte integrante da empresa. Além disso, suas ações devem ser voltadas para contratação de profissionais responsáveis e comprometidos com a instituição. O treinamento para adequação ao ambiente e a retenção dos grandes talentos, também é de responsabilidade desse setor. Por isso, a equipe precisa ficar atenta e disponível para conversar com os colaboradores e líderes de turma e assim promover uma boa gestão de pessoas.

 

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