ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

Criando um nova Ordem de serviço

Para fazer uma ordem de serviço para o setor de oficinas mecânicas usando o MarkupEmpresa siga os passos desse tutorial.

Abra a tela inicial do módulo Ordem de Serviço:

Escolhendo o cliente:

Clique na lista de clientes e selecione o nome da empresa ou da pessoa para quem está fazendo a nova Ordem de Serviço, como mostrado na imagem abaixo:

Definindo o STATUS e o PRAZO da nova Ordem de Serviço:

Nesta seção você deve informar o status para a nova Ordem de Serviço, sendo que existem 5 status possíveis:

1- Orçamento;

2- Em aberto:

3- Em andamento;

4- Finalizado;

5- Cancelado.

Data inicial e data final:

Depois de ter escolhido o status da nova Ordem de Serviço, é interessante que você informe ao sistema qual é a data de início e qual é a data de término para esta Ordem de Serviço.

Garantia:

Depois de ter informado as datas,  você pode escolher o prazo de garantia que você oferece no serviço que está sendo feito ao seu cliente,  lembrando que não é obrigatório informar o prazo de garantia da Ordem de Serviço. Sendo que existem duas modalidades de garantia para uma Ordem de Serviço de oficina mecânica,  são elas:

1- Garantia por prazo de tempo,  que começa em 10 dias e vai até 3 anos;

2- Garantia por quilometragem, que começa em 5.000 quilômetros e vai até 50.000 quilômetros.

Informar ao cliente:

A última opção da seção STATUS E PRAZOS é a 'Informar Cliente', se você deixar essa opção selecionada o sistema enviará um email ao cliente informando sobre a mudança do status da Ordem de Serviço.

Porém, para que isso ocorra é preciso que o cadastro do cliente esteja completo, com todos os dados de contato, principalmente o email dele.

Além disso, para que o sistema possa enviar mensagens por email, é necessário que você cadastre uma conta de email 'validada', isso significa que não pode ser uma conta de email do Gmail, HotMail, Yahoo, Terra, Bol ou qualquer outro serviço de email gratuito.

Este email validado precisa ter uma extensão com o nome da sua empresa. Se você ainda não tem um email próprio, entre em contato conosco para ver sobre a possibilidade de criarmos um email para a sua empresa. Lembrando que este é um serviço a parte da contratação do sistema.

Produtos e serviços:

Para inserir um novo produto ou um novo serviço na Ordem de Serviço,  basta clicar na lista 'PRODUTOS' que está localizado a seção de INVENTÁRIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS:

Os produtos inseridos na nova Ordem de Serviço serão mostrados na seção nomeada como: LISTA DE PRODUTOS:

Já os serviços inseridos na Ordem de Serviço serão mostrados na seção: RELAÇÃO DE SERVIÇOS,  mostrada logo abaixo da seção de produtos:

Informações de pagamento:

Na seção PAGAMENTO você deve informar os dados de pagamento, tais como FORMA DE PAGAMENTO, VALOR DE ENTRADA, CONDIÇÕES e a DATA INICIAL para a cobrança da primeira parcela.

Sendo que apenas a FORMA DE PAGAMENTO é exigida pelo sistema como obrigatória, as demais informações são opcionais.

IMPORTANTE:

Os valores da Ordem de Serviço somente serão lançados no FINANCEIRO (CONTAS A RECEBER) quando a Ordem de Serviço for finalizada.

Então, se você não informar nenhuma condição de pagamento (parcelamento) o sistema vai considerar que o valor total da Ordem de Serviço deve ser lançado no MOVIMENTO DO DIA como à vista.

Sobre o parcelamento:

Se for informado um valor de ENTRADA, este valor será lançado no MOVIMENTO DO DIA (no caixa do dia);

Sendo que o sistema fará o seguinte cálculo para o lançamento das parcelas restantes:

O valor total MENOS a o valor da entrada DIVIDIDO pelo número de parcelas;

O valor de cada parcela será lançado no CONTAS A RECEBER;

O sistema vai calcular as datas de vencimento de cada parcela, contando 30 dia a partir da data do primeiro vencimento que foi informado no campo DATA INICIAL.

Concluindo a criação da Ordem de Serviço:

Existem três opções para concluir a criação da Ordem de Serviço:

1- O botão Finalizar

Ao clicar no botão FINALIZAR o sistema irá gravar a nova Ordem de Serviço e você poderá encontrá-la na aba ORDENS DE SERVIÇO, escolhendo pelo respectivo status da O.S que você acabou de criar.

2- O botão Imprimir

Ao clicar neste botão será aberta a área de impressão do navegador, onde você poderá escolher a impressora e fazer as demais configurações para imprimir a Ordem de Serviço.

3- A opção 'PRODUÇÃO'

Se você deixar selecionada a opção PRODUÇÃO e clicar no botão imprimir o sistema vai retirar os valores dos produtos e serviços que constam na Ordem de Serviço, assim como também vai retirar o total geral da Ordem de Serviço e o total das parcelas, se houver parcelamento na O.S.

 

 

Ainda não usa o MarkupEmpresa?

Para ter mais controle e uma visão mais ampla sobre o seu fluxo de caixa implemente um sistema de gerenciamento moderno e amigável na sua empresa. Conheça o MarkupEmpresaClique aqui e faça um teste por 10 dias sem compromisso.

 

Receba dicas incríveis para bombar as vendas do seu negócio.

Topo