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Como montar uma fachada de loja que funciona

Clientes fazendo fila para entrar na loja ilustra nosso artigo sobre: fachada de loja.

Neste post vamos abordar um assunto muito importante para o comércio varejista, aquele que depende em mais de 90% da localização da loja, o chamado ponto de venda.

Responda rápido:

A fachada da sua empresa está ajudando ou está atrapalhando as vendas? Para ficar ainda mais fácil a compreensão do que vamos abordar aqui,  elaboramos um checklist que batizamos de RIC.P, com quatro pontos que devem ser analisados na hora de avaliar uma fachada de loja, são eles.

A 'fórmula RIC.P' considera os quatro quesitos mais importantes que uma ótima fachada deve ter para que possa extrair o máximo do seu ponto de venda.

RIC.P

R -Read - leitura.  Uma boa fachada de loja começa com por aqui 

Será que as informações dispostas na placa da sua loja são de fácil leitura? Para tirar essa dúvida faça o seguinte teste: Atravesse a rua e ande 20 ou 30 passos para a esquerda e tente ler as informações que estão na fachada, depois repita essa mesma ação e ande mais 20 ou 30 passos para o lado direito.

Se você sentir alguma dificuldade em ler as informações, este o primeiro indício de que é bom repensar a diagramação e as informações que estão na placa.

I - Information - informação

Esse quesito está diretamente relacionado ao tópico aí de cima, READ, digamos que no primeiro teste deu tudo OK, você conseguiu ler as informações, agora então, resta saber se o que está sendo dito é de fácil compreensão.

Afinal, se você apenas conseguiu ler as palavras da fachada MAS precisou de alguns segundos para ENTENDER a mensagem, quer dizer que alguma coisa não está muito clara, e pode ser que a INFORMAÇÃO não seja clara.

Um erro muito comum é tentar expor na fachada da loja ideias meio complicadas, como por exemplo um slogan muito extenso ou mesmo tentar explicar o motivo da promoção do mês... Acredite, isso acontece e muito por aí. Então, a dica é, não tente contar uma história na fachada da loja, seja apenas objetivo e direto,
diga o que vocês fazem (mostre seu produto/carro-chefe) e quem são vocês (mostre sua marca).

C - Clean - limpesa.  Uma fachada de loja precisa ser organizada 

Ser CLEAN tem mais a haver com o famoso 'menos é mais' do que propriamente com água e sabão, embora a higiene também seja IMPORTANTÍSSIMA, mas a limpeza da qual estamos falando é de ser objetivo no que está sendo informado, como dito no tópico INFORMATION, não se empolgue muito na hora de tentar dizer quem você é e o que você faz, seja direto e objetivo, seja CLEAN.

P - Position - posição

Imagine que você está num ótimo ponto comercial, aquela avenida movimentada, pessoas passando em baixo da fachada da loja, vendo sua vitrine, tudo maravilhoso, mas você sabe que boa parte dos seus clientes em potencial passam na frente da sua loja de carro, indo ou voltando do trabalho, da faculdade, pegando as  crianças na escola... será essas pessoas estão sendo impactadas pela sua marca, será que sabem que sua empresa existe e está bem ali, pertinho delas?

O jeito mais eficaz de se certificar de que elas realmente verão sua marca é ter uma placa preferencialmente iluminada, para aproveitar o tráfego noturno, quando a concorrência de outros objetos, como árvores e prédios é bem menor, para isso basta termos uma placa no sentido perpendicular à via, ou seja, sua placa DEVE estar posicionada de maneira que os transeuntes possam vê-la, mesmo estão olhando para a frente, como é o caso dos motoristas.

 Então, depois dessa dica matadora ficou muito mais fácil para você avaliar a fachada da sua loja ou estabelecimento comercial de qualquer segmento, e saber se ela está ajudando ou atrapalhando o seu negócio.

 

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