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Como atrair mais clientes para a sua loja

Esta é sem dúvida a pergunta mais recorrente na cabeça de 10 em cada 10 lojistas, no mundo todo, ou será que não? Então, neste post vamos falar justamente disso, o que você pode fazer para que aquele cliente em potencial ENTRE na sua loja e não fique apenas namorando sua vitrine, e não estamos falamos de instruir seus vendedores a irem até a calçada e puxar as pessoas pelo braço para dentro da loja, arrrgh... também já fui 'vítima' desse tipo assédio, que nos países mais ricos pode ser chamado de 'técnica agressiva de vendas' (crime...).

Para evitar isso, temos à nossa disposição uma ferramenta muito mais elegante e beeem menos constrangedora do que aquela que acabamos de citar, e essa ferramenta é o STORE DESIGN.

O store design em quatro passos.

1- Desperte a curiosidade do cliente:

A principal motivação que leva uma pessoa a entrar na sua loja deve ser a curiosidade, para isso você pode criar a fachada da sua loja em forma de funil, isso pode fazer com que o cliente que antes estava lá na calçada, 'namorando' sua vitrine, acabe entrando na sua loja quase sem perceber. A disposição de displays ou mesmo de ilhas que sejam plenamente visíveis do lado de fora da loja também despertará a curiosidade dos seus clientes em potencial.


2- O marketing dos sentidos:

VISÃO - O mais básico e também importante dos sentidos, aquele que poder ser impactado em primeiro lugar, para isso basta estimular a curiosidade, e aí entra a dica número 1 - DESPERTANDO A CURIOSIDADE - através da utilização de cores em combinação com uma boa disposição da iluminação ou ainda usando a movimentação de objetos que tenham identificação com o seu público, sem se esquecer de que as peças que compõe a sua vitrine devem estar sempre na altura dos olhos do seu cliente, sempre dentro do campo visual dele, de maneira a reduzir qualquer esforço dele para encontrar o que você quer vender.

AUDIÇÃO - Se você conhece muito bem, muito bem mesmo, o seu público, uma grande ideia é usar músicas que se conectem com ele, neste ponto é importante saber se seu público é formado por jovens ou por mulheres de meia idade, ou ainda homens jovens, mas não adolescentes...

TATO - Existem pessoas que precisam tocar nos objetos para se convencer, para entender do que o vendedor está falando. Isso se aplica muito bem à lojas que vendem produtos eletrônicos por exemplo, tais como telefones, relógios, joias, preferencialmente se o público-alvo é composto por mulheres, já que os homens são muito mais motivados pelo que veem do que propriamente pelo toque.

OLFATO - Se você quer se conectar de forma emocional ao seu cliente de maneira que ele se lembre dessa experiência por um um loooongo tempo, o cheiro é a ferramenta perfeita para isso, é justamente por isso que em alguns países até os supermercados estão explorando esta técnica, fazendo com que determinados setores da loja sejam aromatizados.

PALADAR - Ter pontos de degustação pode influenciar as pessoas a comprarem determinado produto alimentício só porque tiveram a oportunidade de prová-lo antes.

3 - Design inesquecível:

O ser humano é dotado de uma grande capacidade de aprendizado e para isso costumamos fazer associações de imagens com nomes de lugares, objetos ou pessoas. E nem é preciso mencionar que temos uma forte tendência a nos lembrarmos muito mais daquilo que consideramos bonito, e é neste momento em que entra o investimento num design marcante que tenha sido pensado exclusivamente para o SEU negócio. Isso pode fazer com que sua loja seja usada até mesmo como ponto de referência...

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