ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

5 Dicas Sobre Gestão Financeira

O primeiro passo para você ter um ótima gestão financeira é PLANEJAR, você precisa saber exatamente quais são seus objetivo para os próximos três, seis ou doze meses, de uma maneira clara, só depois disso você deve começar a planejar COMO atingir essas metas. Depois de termos nosso planejamento, o próximo passo é ter um controle eficiente de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa, é neste ponto em que utilizamos uma ferramenta chamada de conciliação bancária.

A conciliação bancária nada mais é do que fazer com que as informações mostradas no estrato bancário sejam iguais as informações apresentadas pelo seu sistema de ERP, isso significa que absolutamente todos os lançamentos, entradas e saídas mostrados no estrato bancário devem ser iguais aos lançamentos mostrados no financeiro do seu sistema de gestão. Depois que tivermos isso, já podemos dar inicio a nossa gestão financeira.

Uma outra coisa muito importante para termos uma gestão financeira bem feita é fazermos o registro do todas as vendas efetuadas e controlar o contas a receber. Assim podemos ter uma ideia clara de quem são nossos melhores clientes, que nos pagam sempre em dia, respeitando o prazo e quais são aqueles clientes que acumulam um histórico de atrasos nos pagamentos.

Dessa forma poderemos até criar estratégias de fidelização de clientes oferecendo vantagens interessantes aos bons clientes e termos uma melhor maneira de fazermos a análise de risco, ainda que bem básica, na hora de vender aos clientes com histórico de pagamentos atrasados.

Controlar as compras e as despesas também é uma estratégia essencial para qualquer gestão financeira bem feita. Para termos essa estratégia implementada no negócio podemos começar a estabelecer processos na empresa onde teremos dias específicos para fazer os pagamentos, e assim termos maior facilidade ao gerenciar um dos aspectos mais importantes do fluxo de caixa, que é justamente a saída de recursos.
 
E falando em fluxo de caixa e considerando que já temos um controle onde registramos com diligência todas as entradas e saídas, depois disso será fácil respondermos perguntas importantíssimas como por exemplo quanto dinheiro temos no caixa da empresa, ou saber se existirá problema de caixa num determinado mês do ano. Respostas a estas perguntas serão facilmente encontradas pelo pessoal do financeiro, se o dever de casa estiver devidamente feito.

Compartilhe

Ordem de Serviço para oficina - crie sua conta GRÁTIS.

 

 

Topo