MarkupEmpresa - Sistema de gestão

ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

Como conseguir credito para sua empresa

Empreendedores dono de oficina negociando crédito para empresa.

Na hora de obter credito para pequenos negócios, algumas instituições são fonte de financiamento para micro e pequenas empresas, tais como:

Bancos públicos
Bancos privados
Bancos de desenvolvimento
Instituições de microcrédito
Cooperativas de crédito
Financeiras

Ao solicitar financiamento é muito importante verificar os requisitos básicos para a viabilização do crédito:

Possuir cadastro sem restrições, este é o primeiro quesito para conseguir credito para sua empresa

A condição inicial básica para se pleitear qualquer tipo de crédito é ter um cadastro sem pendências de dívidas com fornecedores, bancos e governo. Além disso é muito importante conhecer a sua classificação de risco no sistema financeiro.

As instituições financeiras classificam as operações de créditos desde o nível A, que é excelente ao nível H, onde o risco de inadimplência muito grande.

Veja também
- Como escolher o sistema de gestão para a empresa.

Manter um bom relacionamento com a instituição financeira

O principal produto de uma instituição financeira é justamente o dinheiro, para repassá-lo na forma de empréstimos e financiamentos ela precisa conhecer o empresário e ter uma visão muito clara de seu comportamento como cliente para que possa estabelecer um conceito sobre aquele cliente.

Por isso, para que uma empresa possa obter crédito é preciso que ela tenha ou inicie um relacionamento regular com as instituições financeiras.

Disponibilizar informações confiáveis

Preencher formulários próprios das instituições de crédito com informações verdadeiras devidamente acompanhados da documentação completa pode ser um fator decisivo para que sua proposta de crédito possa ser acatada e para que o acesso se dê em melhores condições.

Obter limite de crédito

Em qualquer instituição financeira o primeiro passo de concessão de financiamento é a determinação do limite de crédito, ou seja, o valor máximo de crédito que o banco se dispõe a liberar para aquela empresa.

Oferecer garantias, sem isso é quase impossível acessar linhas de credito para sua empresa

Os bancos solicitam garantias justamente para reduzir o risco das operações de crédito, para isso eles seguem seus próprios critérios, além das regras do Banco Central. As garantias solicitadas pelas instituições financeiras basicamente são de dois tipos:

Reais e Pessoais.

As garantias reais compreendem bens móveis e imóveis, ao passo que as garantias pessoais compreendem o aval ou a fiança de pessoas físicas.

É importante frisar que apenas as garantias não representam certeza de liberação de recursos, já por outro lado, o fato de não se ter garantias suficientes para honrar o financiamento também não é impedimento para a liberação do empréstimo, porque podem ser usadas garantias complementares por meio de fundos de aval e de sociedades de garantia de crédito.



Algumas dicas úteis para conseguir credito para sua empresa



E só para reforçar deixamos aqui dez dicas que podem ajudar muito na hora de buscar uma linha de crédito para a sua empresa.

1- Avalie suas necessidades

Certifique-se de que o financiamento é de fato a melhor opção, afinal, dinheiro emprestado não costuma ser uma boa solução para os problemas frequentes do fluxo de caixa.

2- Calcule seus lucros

Antes de assumir mais uma dívida, não deixe de analisar se o lucro gerado pelo seu negócio é suficiente para o pagamento das parcelas.

3- Escolha a linha de crédito mais adequada ao seu perfil

Se o financiamento for mesmo a única alternativa, procure identificar a linha de crédito mais apropriada as suas necessidades, tanto em relação aos juros quanto aos prazos, nunca utilize crédito de curto prazo, que normalmente se destina ao capital de giro, em investimentos fixos, ou seja, em operações que podem gerar resultados apenas no longo prazo.

4- Cuidado com os custos escondidos

Quando calcular o custo da operação procure levar em conta os encargos adicionais, pois em algumas modalidades são cobrados seguros além de outras tarifas, e são justamente esses custos extras que podem aumentar o custo final do financiamento.

5- Pesquise as taxas

Com a oferta de crédito crescendo e sendo os bancos fornecedores de serviços financeiros, então, da mesma forma que você costuma fazer com todos os demais fornecedores do seu negócio, pesquise e compare as condições que lhe são ofertadas para ver onde deverá realizar a sua captação de recursos.

 

Prepare toda a papelada antes de ir ao banco



6- Prepare a papelada

Quando for se dirigir ao banco ou a outra instituição financeira de sua escolha procure sempre ter em mãos toda a documentação da empresa. Isso pode agilizar muito a análise do crédito.

7- Justifique o motivo do financiamento

Mostre de forma clara como pretende utilizar o capital do financiamento, ofereça detalhes sobre a aplicação do recurso na empresa, isso poderá aumentar a segurança da instituição financeira na hora de aprovar sua linha de crédito.

8- Não misture as contas da empresa com suas despesas pessoais

Resista a tentação de recorrer ao crédito pessoal para pagar as contas da empresa, essa prática atrapalha a instituição financeira ao analisar as finanças da empresa e pode prejudicar a concessão de um limite de crédito mais interessante.

9- Cuidado com a venda casada

Fique atento as operações casadas onde o banco tenta vender serviços condicionados uns aos outros. Saiba que é proibido condicionar a liberação de linhas de crédito a aquisição de outros serviços oferecidos pelo banco.

10- Fique de olho nos imprevistos

Ainda que você não precise de recursos adicionais neste momento, é sempre bom deixar uma linha de crédito pré-aprovado no banco. Pois desta forma as condições de negociações podem ser melhores se planejadas com antecipação.

Então, antes de procurar por linhas de crédito procure avaliar as condições financeiras da sua empresa para ter maiores chances na hora de negociar com as instituições financeiras.

 

Relacionado
- Seis grandes erros de gestão financeira de pequenas empresas.

Ordem de Serviço para oficina - crie sua conta GRÁTIS.

Topo