Qual é a diferença entre fluxo de caixa e lucro?
- Views: 747
Então sua empresa é lucrativa mas mesmo assim fechou no vermelho. Como isso é possível? Para saber se isso é possível ou não vamos descobrir qual é a diferença entre fluxo de caixa e lucro.
O que é o fluxo de caixa?
Planejamento e controle financeiro são algumas das coisas mais importantes na rotina de qualquer empresa. E para termos um bom controle financeiro devemos contar com uma ferramenta de gestão chamada de FLUXO DE CAIXA que tem por objetivo compilar e fornecer informações para que possamos fazer as projeções de disponibilidade de saldo para termos ciência de quanto capital de giro existe na empresa.
O fluxo de caixa deve registrar:
a- Recebimentos: as vendas à vista e as vendas a prazo além do recebimento das duplicatas, dentre outros;
b- Pagamentos: as compras à vista e as compras a prazo, os pagamentos de duplicatas, os pagamento de despesas, além das demais despesas do negócio;
c- Previstos: os pagamentos e os recebimentos agendados, procurando contemplar o maior horizonte possível condizente com às necessidades da empresa.
A manutenção dos dados do fluxo de caixa pode até parecer um tanto complexa no início mas com a prática diária, é fácil perceber o quão importante é ter esse tipo de controle dentro da empresa.
Isso porque, quando você começa e monitorar o seu fluxo de caixa você passa a ter uma visão muito mais precisa do panorama presente e do futuro da empresa, o que possibilita fazer melhores avaliações sobre os recursos disponíveis, bem como sobre a liquidez do negócio.
A informação final da compilação do fluxo de caixa é o saldo disponível, que é resultante da subtração do total de entradas menos o total de pagamentos feitos dentro de um determinado período de tempo.
Sendo que o valor do saldo disponível precisa ser igual ao valor de recursos financeiros existentes no caixa da empresa ou em contas bancárias mantidas.
O fluxo de caixa concentra todas as informações pertinentes a rotina financeira da empresa, tais como contas a receber, contas a pagar, conciliação bancária, monitoramento das contas bancárias, emissão de boletos bancários, dentre outros.
A organização do fluxo de caixa de uma empresa está ligada à natureza das operações do negócio, mas apesar disso a elaboração do fluxo de caixa precisa seguir alguns princípios básicos:
a- Controle total sobre todos os dados;
b- Emprego de um sistema de gestão;
c- Redução da necessidade de capital de giro;
d- Gerenciamento adequado de estoque;
e- Emprego de projeções.
O que é o lucro?
Todo administrador deseja que sua empresa tenha lucro, embora nem todos saibam exatamente o que é isso e como identificar o lucro de um negócio. Lucro é o saldo positivo resultante da diferença entre as receitas e despesas compiladas dentro de um mesmo período de tempo.
E o lucro é o elemento chave para medirmos o desempenho de um negócio, sendo assim de suma importância para qualquer empresa.
O lucro está dividido em: LUCRO BRUTO E LUCRO LIQUIDO
Lucro bruto:
O valor resultante depois que são debitados os custos variáveis - valores empregados para produzir bens ou oferecer serviços, é o saldo positivo entre a receita total (o preço do produto ou do serviço versus o volume de vendas) e o custo resultante do processo de venda dos produtos ou serviços da empresa.
Lucro líquido:
Não considera somente os custos variáveis, mas também os custos fixos (os gastos que não dependem do volume de produção, por exemplo aluguel, folha de pagamento, dentre outros).
É o saldo remanescente depois da subtração de todos os custos da empresa. Interessante frisar que esta diferença entre receita total e custo total, deve ser positiva. Se não for, teremos uma operação apresentando prejuízo.
Sendo que é importantíssimo que os administradores tenham total conhecimento dos dados financeiros do negócio. O domínio de todos os dados é necessário para que possamos identificar possíveis pontos onde a empresa esteja apresentando saldo negativo.
As diferenças entre o fluxo de caixa e o lucro.
Usamos a seguinte tabela para exemplificar as diferenças entre o fluxo de caixa e o lucro:
Fluxo de caixa |
Lucro | |
Data de verificação |
A verificação se dá pelo 'regime de caixa'. Os eventos devem ser considerados pela data efetiva da operação, independente da data em que foram lançados. | Deve ser apurado pelo 'regime de competência'. Os eventos são considerados pela data em que foram originados independente se foram pagos ou recebidos. |
Cálculo | Para obter o saldo final deve-se pegar o saldo inicial, somar com entradas e debitar as saídas. | Diferença entre as receitas faturadas e os gastos (custos e despesas) existentes no mesmo período. |
Variáveis | São três as variáveis que impactam no seu resultado final: quantidade, custo unitário e prazos que impactam no seu resultado final. | Usam-se duas variáveis (quantidade e valor) que incidem na sua formação. |
Departamento | Financeiro | Contabilidade |
Ainda que sejam informações distintas, a verdade é que há uma relação muito próxima entre fluxo de caixa e lucro, diante disso precisamos ter a clareza em saber que LUCRO é o saldo total depois de que todas entradas de receitas e as saídas de despesas são contabilizadas.
Já o fluxo de caixa se dá simplesmente pela compilação de receitas e despesas, ou seja, quando você registra no seu sistema as entradas e saídas de valores.
Relacionado
- Como fazer o controle dos custos e despesas da empresa.
Mas a pergunta que fizemos no início ainda persiste: Será que uma empresa pode dar lucro e mesmo assim fechar no vermelho?
E a resposta é SIM. Isso de fato pode ocorrer, um negócio pode dar lucro e mesmo assim ter problemas de fluxo de caixa, ficando no vermelho.
Imagine o seguinte cenário:
Sua empresa tem compromissos que devem ser honrados no início do ano, porém os contratos com seus clientes só tem recebimento previsto para a metade do ano.
Neste cenário é muito possível que sua empresa precisará acessar alguma linha de crédito - com incidência de juros - para poder manter a operação até receber os contratos que tem com os clientes, a menos é claro que você como gestor tenha feito o dever de casa, tendo observado os dados do seu fluxo de caixa, mostrados pelo sistema de gestão, e criado uma reserva de caixa, justamente para suportar esse gap de seis meses. Contudo, se essa reserva não existir, então sim, haverá um período em que a empresa estará no vermelho, mesmo tendo um bom fluxo de caixa.
Para concluir nosso artigo sobre a diferença entre fluxo de caixa e lucro.
De modo objetivo, toda a movimentação financeira de qualquer negócio é feita através do lançamento de receitas e despesas. Neste cenário é onde fluxo de caixa e lucro acabam por colidir. Sendo que no longo prazo fluxo de caixa e lucro tendem a ser iguais, mas em períodos mais curtos pode haver grandes discrepâncias entre eles. Ter plena visão da diferença existente entre esse dois fatores é crucial para uma boa gestão financeira da empresa.
Para ter mais controle e uma visão mais clara sobre o seu fluxo de caixa implemente um sistema de gestão moderno e amigável na sua empresa. Conheça o MarkupEmpresa. Clique aqui e faça um teste por 10 dias sem compromisso.