ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

Qual a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial

Para ter uma boa gestão na sua empresa você deve saber a diferença entre esses dois conceitos de contabilidade. Fique conosco, neste artigo vamos analisar cada um deles e ao final você terá toda a informação que precisa para usar os conceitos de contabilidade financeira e contabilidade gerencial na sua empresa.

Começamos enumerando alguns tópicos da Contabilidade Financeira:

A- Se destina aos elementos externos à organização, indivíduos que não participam em processos decisórios internos;
B- Conta com 'natureza histórica', relatando somente as operações que já aconteceram;
C- Somente operações financeiras devem ser relatadas;
D- Tem caráter legal e carece de auditoria, isso porque atende a uma demanda externa.

E também listamos os pontos da Contabilidade Gerencial:

A- Tem caráter seletivo, porque informa somente dados realmente importantes para os administradores;
B- Tem foco num período futuro;
C- Tem caráter apenas informativo, ficando a cargo dos administradores conferir as informações para então tomar alguma decisão;  
D- Não está sob nenhuma diretriz pré estabelecida, somente relata os dados úteis para os administradores;
C- Não tem um formato rígido.

Mas qual a importância de sabermos a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial?

Para aqueles que já tem seus negócios há algum tempo e necessitam ter maior visão sobre os controles internos da empresa ou para quem está apenas iniciando um empreendimento agora, saber a diferença entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial é de suma importância para ter uma administração mais clara.

Fixando o conceito de contabilidade: A ciência que visa estudar as variações quantitativas e qualitativas a cerca do patrimônio das empresas.

Segundo a lei 6.404/76, o processo contábil é obrigatório para todas as empresas. Sendo que todas as alterações patrimoniais devem ser registradas pela contabilidade através de relatórios. Tanto a contabilidade financeira quanto a contabilidade gerencial são processos integrantes da contabilidade, de tal forma que os dois conceitos são mecanismos indispensáveis para que uma empresa possa obter lucro em suas operações.

Vamos analisar essas duas ferramentas, contabilidade financeira e contabilidade gerencial, de forma detalhada.

Contabilidade financeira

Contabilidade financeira tem a função de demonstrar a saúde financeira da empresa aos agentes externos envolvidos: o conselho de gestão, quadro de acionistas, fornecedores, as instituições financeiras, os credores, investidores e clientes.

Sendo destinada a fornecer dados sobre a empresa aos agentes externos, a Contabilidade Financeira está submetida a questões legais e requisitos fiscais. No entanto, não são apenas os agentes externos que obtém benefícios com a Contabilidade Financeira, isso porque ela também acaba fornecendo dados para a administração interna da empresa, contento insights importantes para otimizar o planejamento financeiro, além de ajudar nos processos de tomada de decisão.

Uma outra questão importante sobre a Contabilidade Financeira é que ela apresenta dados de um período histórico, o que possibilita aos interessados externos entender qual o desempenho, a situação financeira e a rentabilidade do negócio.

Para que a Contabilidade Financeira forneça um panorama claro sobre a saúde financeira da empresa, ela tem que estar fundamentada em três fontes de dados:
 
A. O balanço patrimonial
Importantíssimo para se ter um bom controle de custos, além de fornecer dados sobre o patrimônio da empresa, é um demonstrativo dos ativos - bens e direitos - e passivos - dívidas e deveres - da empresa. Ainda mostra a situação do patrimônio da empresa, se está em declínio ou ascensão.

B. O DRE - demonstrativo de resultados de exercício
Relatório que fornece dados completos sobre as atividades operacionais e não operacionais do negócio dentro de um espectro de tempo, deve mostrar com a máxima clareza se houve lucro ou prejuízo dentro do período selecionado. Sendo uma das mais importantes ferramentas empregadas pelos administradores em processos decisórios.

C. O demonstrativo de fluxo de caixa
Demonstra os lançamentos de receita e despesas feitos no caixa da empresa, contas de investimento  e contas bancárias da empresa, compreendidos dentro de um determinado período. Esta é uma ferramenta importantíssima para os administradores obterem análises que demonstrem a saúde financeira do negócio e assim implementar, quando necessário, medidas que impeçam a falta de capital de giro para bancar as despesas.

Contabilidade gerencial

Também conhecida como Contabilidade de Gestão, a Contabilidade Gerencial tem a missão de fornecer dados úteis para os administradores para que estes possam fazer o planejamento adequado do negócio. Ao contrário da Contabilidade Financeira ela está alicerçada em 'tendências da atualidade', ou seja, em cenários possíveis a partir do panorama atual da empresa. Se for concebida da forma correta, a Contabilidade Gerencial provê dados muito importantes para o negócio, sendo uma grande ferramenta para o aumento da eficiência da empresa.

Permite, por exemplo que os administradores possam fazer análises de desempenho em cada setor da empresa, no tocante ao orçamento do referido setor. Deixando muito mais fácil a detecção de possíveis desvios do planejamento proposto, possibilitando que os administradores encontrem as origens do desvio e possam apresentar soluções visando o aumento da eficiência.

A Contabilidade Gerencial não está sob obrigações legais, por ser aplicada somente internamente na empresa, sendo efetuada segundo as demandas de cada negócio. Não tem um formato pré definido e seu período de apuração pode ser semanal, mensal ou com prazos ainda maiores.

Quais as diferenças entre a contabilidade financeira e contabilidade gerencial?

1- A contabilidade financeira se destina aos usuários (agentes) externos, além da administração interna, ao contrário disso, a contabilidade gerencial se destina apenas aos agentes internos;
   
2- A contabilidade financeira está baseada em informações de um período anterior à data atual, sendo que a contabilidade gerencial está focada no presente, visando mostrar as tendências do negócio;

3- A contabilidade financeira precisa ser apresentada de forma pública, já a contabilidade gerencial se destina ao uso interno da empresa e diante disso, tem caráter confidencial;

4- A contabilidade financeira apresenta apenas dados financeiros, sendo que contabilidade gerencial, deve trazer os dados financeiros, além dos dados NÃO financeiros, tais como o tamanho do quadro de colaboradores, a quantidade de matéria-prima empregada e disponível, dentre outros dados.

5- Os relatórios fornecidos pela contabilidade financeira precisam ser compilados segundo a legislação vigente, ao contrário da contabilidade gerencial;

6- A contabilidade financeira tem caráter obrigatório em todas as empresas para atender possíveis auditorias. Já a contabilidade gerencial não possui caráter obrigatório, e seus dados não precisam ser publicados e nem mesmo auditados;

7- A contabilidade financeira compreende um período específico de tempo, em geral 12 meses, enquanto a contabilidade gerencial é feita seguindo as necessidades da empresa.

8- A contabilidade financeira é obrigatória nas demonstrações contábeis e gerenciais. Enquanto que a contabilidade de gerencial é importante na análise das informações de desempenho do negócio, na elaboração de estratégias e processos decisórios.

Esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda para você compreender de forma clara as diferenças e as aplicações de cada uma dessas ferramentas de contabilidade.

Para ter mais controle e uma visão mais clara sobre o seu fluxo de caixa implemente um sistema de gestão moderno e amigável na sua empresa. Conheça o MarkupEmpresa. Clique aqui e faça um teste por 10 dias sem compromisso.

Compartilhe

Receba dicas incríveis para bombar as vendas do seu negócio.

Topo