ERP moderno e amigável, fácil de operar.

 

Com o MarkupEmpresa você gerencia seu negócio de maneira fácil e rápida.

 

Como aumentar a produtividade numa empresa pequena?

Num cenário competitivo a busca pelo aumento da produtividade já não é uma alternativa, mas um movimento estratégico e obrigatório para as empresas, em especial para as de pequeno porte. Aqui precisamos ressaltar que produtividade não quer dizer trabalhar horas ininterruptas sem pausa, o que acaba comprometendo a qualidade de vida no ambiente de trabalho, mas saber tirar o máximo do tempo.

E é perfeitamente possível conseguir resultados muito bons que ajudam a aumentar a produtividade seguindo alguns preceitos básicos que farão grande diferença numa pequena empresa.

5 atitudes que aumentam a produtividade em pequenas empresas:

1- Monitore seu ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho se refere ao 'clima', o relacionamento entre as pessoas, e este é um dos fatores com maior impacto na produtividade dos funcionários. Pressão exagerada, seguidas de condições de trabalho inadequadas e a não valorização dos resultados dos funcionários, além das más relações interpessoais são apenas alguns aspectos que via de regra acabam minando a motivação de qualquer profissional.

O resultado disso, é quase uma fórmula para o fracasso:

Equipe desmotivada + empresa menos produtiva = clientes insatisfeitos.

Procure acompanhar de perto o ambiente de trabalho da empresa, em todos os setores. Supervisores grosseiros, que tentam ganhar o respeito da equipe através do medo e membros da equipe que adotam atitudes tóxicas devem ser eliminados imediatamente do quadro de funcionários. Neste caso a missão do líder é implementar medidas que contribuam para que o ambiente de trabalho seja o mais aprazível possível. Tente se inspirar nas grandes empresas de tecnologia, organizações gigantes que conseguem extrair o máximo da equipe, criando um ambiente de colaboração e respeito às diferenças. Sendo que isso começa na seleção dos candidatos...

2- As inovações tecnológicas podem ajudar
As soluções de tecnologia existentes hoje podem ajudar muito na estruturação e implementação de uma boa estratégia de produção, seja através de softwares de gestão, equipamentos empregados na linha de produção ou mesmo com metodologias ágeis que ajudam a eliminar o desperdício de tempo. Numa pequena empresa o emprego adequado desses elementos podem fazer grande diferença no aumento do nível de produtividade.

3- Aproveite o tempo
Além de soluções de tecnologia e metodologias ágeis, outro quesito fundamental numa estratégia de produção em pequenas empresas está em poder 'otimizar' o tempo. Otimizar é um termo gringo que nós abrasileiramos e que no final das contas significa eliminar o desperdício e atingir a máxima produtividade em qualquer processo que se deseje implementar. Procure criar na sua empresa um cronograma de trabalho, e é aqui que uma metodologia ágil pode ajudar (vale à pena pesquisar sobre isso), apresente esse cronograma para a equipe e comece a incorporar de forma gradual na rotina de produção.

4- Ter metas claras e plausíveis também ajuda
Crie metas claras, que sejam realistas, apresente-as para a equipe de colaboradores. Se a intenção é fazer com que todos remem na mesma direção, é seu dever enquanto líder mostrar qual é essa direção. Numa empresa de pequeno porte o engajamento dos colaboradores é fundamental, assim como em qualquer empresa, e para que esse engajamento exista o importante é ter todo mundo sintonizado no mesmo objetivo.

5- Tempo e energia também são matérias-prima
Infelizmente, é comum gastar energia e tempo com atividades que não produzem resultados consistentes. Então, saber identificar algumas armadilhas que consomem energia e tempo, como aquelas reuniões desorganizadas que se estendem por horas, por exemplo. Outro fator que consome muito tempo e energia é o hábito do bulling no ambiente de trabalho, um fator cultural nosso que começa no convívio familiar, se estende no ambiente escolar, continuando na vida profissional e que prejudica demasiadamente o potencial produtivo dos colaboradores. Seu papel enquanto gestor deve ser o de identificar quais os indivíduos costumam adotar esse comportamento e retirá-los da equipe o mais rápido possível.

Então, recapitulando:

1- Monitore seu ambiente de trabalho
Elimine as maças podres para que não contaminem toda a estrutura.

2- As inovações tecnológicas podem ajudar
Mantenha-se antenado com as novidades tecnológicas e com as novas metodologias de trabalho e vá implementando essas novidades aos poucos na sua empresa.

3- Aproveite o tempo
Se um funcionário perde 10% do dia com afazeres que estão fora de seu escopo, isso é capacidade produtiva ociosa e significa que a empresa está deixando de atingir o ponto de ganho de escala de produção.

4- Ter metas claras e plausíveis também ajuda
Ofereça um objetivo para as pessoas, algo para elas perseguirem, não deixe seus marinheiros sem saber para onde apontar as velas, você é o capitão, então é sua responsabilidade mostrar a direção.

5- Tempo e energia também são matérias-prima
Tempo é dinheiro, energia é o combustível que produz as condições favoráveis para aproveitar o tempo. E aqui nós voltamos ao passo número 1: Monitore seu ambiente de trabalho e elimine os fatores ruins para que não comprometam a estrutura.

E se conseguimos apresentar a ideia com clareza nesse artigo sobre aumento de produtividade em pequenas empresas, você deve ter percebido que aqui temos uma metodologia que consiste em:

Avaliar;
Implementar mudanças;
Reavaliar;
Corrigir;
E repetir todo o processo.

Saber identificar os problemas no ambiente profissional ajuda sua empresa a aumentar a produtividade através da eliminação do desperdício de tempo e do emprego de metodologias que incentivam o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Para ter mais controle e uma visão mais clara sobre o seu fluxo de caixa implemente um sistema de gestão moderno e amigável na sua empresa. Conheça o MarkupEmpresaClique aqui e faça um teste por 10 dias sem compromisso.

Compartilhe

Receba dicas incríveis para bombar as vendas do seu negócio.

Topo